Dentro deste século, cujo grande mote é a rapidez, a ainda não sei de podemos atribuir um deus ou demônio a este conceito, tenho procurado uma metodologia de gestão de tempo.
Comecei pelo processo tradicional, aonde definimos nossa visão, nossas metas, os papeis desempenhados, projetos e então vinculamos as tarefas alinhadas a estes conceitos.
Até mesmo os elementos ar, terra, água e fogo devem estar equilibrado, pois atribui-se as tarefas os focos fisico, emocional, mental e espiritual. Assim podemos ver num gráfico o equilibrio ou desequilibrio de nossas açòes.
Obviamente que quem trabalha com gestão do tempo, para aumento de produtividade, não via ter essa ideia maluca. Mas os magistas d eplantão, vão inclusive usar a energia adequada a tarefa adequada, ou fase da lua, etc
Mesmo assim me vi num turbilhao de coisas a fazer e resolver. Então procurei entender como trabalhar as tarefas diárias. Um visão up dow, de baixo para cima.
A metolodia GTD- Getting Things Don de Allen David, é conhecida no mundo inteiro, principlamente no mundo corporativo.
E diversos insights sairam deste processo, os quais vou decidar alguns artigos, na sequencia.
A questão principal que ele trabalha, e termos a mente "limpa como a água" não gastando energia em lembrar, mas em termo como fazer.
precisa estar totalmente limpa. Só assim é possível se concentrar inteiramente e sem distrações na atividade em execução.
Para atingir esse estado de mente limpa, ou “estado de prontidão das artes marcias”, como descrito no livro, todas as “coisas” devem ser tiradas do cérebro e inseridas em um sistema confiável, onde serão revistas revistas frequentemente.
O problema gerado pelas “coisas”
Allen define “coisa” como algo que permitimos entrar no nosso mundo psicológico ou físico, mas não está no local que deveria, pois ainda não definimos o desfecho desejado e a próxima ação.
Normalmente temos muitas “coisas” disputando espaço em nosso foco. Trocar a resistência do chuveiro, comprar leite e queijo, preparar a apresentação para a reunião, estudar para o concurso, organizar o jantar com os amigos, emagrecer, ir ao médico, declarar o imposto de renda, tudo compete por atenção no nosso cérebro.
Quando isto acontece, não conseguimos realizar nada, pois nossa mente não sabe filtrar essas “coisas”. Mesmo aquelas que não precisam de atenção no momento ficam retornando eventualmente para o foco. É o verdadeiro caos mental dominado pela ansiedade. Imagino que isto não soa estranho para você.
Daí vem o sucesso do GTD, fornecendo um método que deixa nossa mente livre para, literalmente, fazer acontecer. Você já deve ter se sentido no controle total de alguma situação, quando estava bem preparado e a par de tudo que acontecia. Provavelmente, isto aconteceu como resultado de uma melhor análise do que estava ocorrendo ao seu redor. Você pensou sobre o problema. Com o GTD, você se sentirá assim sempre: tranquilo, relaxado e no domínio da situação.
Assim vamos entender alguns pontos que os magistas atingim: falta de foco; pensamento topo down,mas sem ação; acordos mentais e psiquicos que consomem energia e nos esgotam.
Falarei sobre os acordos no próximo post.
Shanti
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário