OLA

Bem vindo a este Blog. Se procura por assuntos magick e conceitos atualizados, aproveite.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

RITUAIS E FÓRMULAS MÁGICAS - Parte I

E interessante esta data que estamos vivendo, pois diversas tradições estão comemorando um rito de passagem, e desconhecem a `fórmula mágica` por trás do mito e da celebração. Portanto, segue breve relato dos dois Eons mais conhecidos e divirtam-se comparando o conceito das fórmulas com as duas festas : Semana Santa e Mabon - equinócio de outono.

FÓRMULA MÁGICAS

Grandes períodos espirituais são caracterizados por suas fórmulas mágica. Isto é importante e fundamental para a compreensão da Magia de modo geral. Uma fórmula mágica é um enunciado de como um fato ou teoria cosmologica é percebido. Pode ser um simples enunciado:

Ama a teu próximo como a ti mesmo. Tanto em cima como em baixo. Amor é a lei, amor sob vontade.

Podemos considerar vários Éons:

Éon de Isis - A Fórmula da Grande Deusa - podemos dizer que a fórmula mágica neste período era fundamentada na interpretação dos fatos percebidos da Natureza, e as pessoas percebiam a Natureza como um contínuo processo de crescimento espontâneo.Assim, os mistérios da vida e morte não eram entendidos claramente. A vida pareceia vir apenas da mulher. O sangue corria de seu corpo inexplicavelmente com o mesmo ciclo da lua.

Éon de Osiris - A Fórmula do Deus Moribundo - quando os homens começaram a ficar cientes so Sol, reconhecedno que a fertilidade da terra dependia diretamente do luz do astro rei. Ficou conhecido que sem o Sol a terra morreria, e que sem o sêmem do homem a mulher permaneceria estéril,houve uma grande mudança na consciência racial. A fórmula de Isis foi alterada, a mulher traz a vida, mas a vida vem do Sol. Deus agora é Pai.

Mas era oberservado que o pangenitor diariamente morria no ocidente, trazendo uma escuridão que evocava o medo. Assim, após a agonias da noite, sonhos, mundos estranhos, o sol nascia novamente. Assim, se perguntavam se além destes curtos ciclos diários, se o Sol desaparecesse longamente, uma morte anual, o que aconteceria ?

Assim chegamos a fórmula de Osiris, o Deus moribundo. O Sol, Pai de toda vida, segue ao longo de seu triplo ciclo de nascimento, morte e ressureição

SEMANA SANTA

Para os cristãos, uma das datas mais importantes é a Semana Santa. A origem da festa está nos costumes judaicos. Inicialmente era a festa da passagem das pastagens. O rebanho era levado de um pasto fraco para um pasto de capim viçoso. Chamava-se "Dia da Páscoa". Esta festa existe antes de Moisés. Ela se combinou com a festa dos ázimos expressando o momento em que o povo de Israel passou para a agricultura, e então celebrava esta festa no princípio da colheita. O texto fundamental da narrativa da páscoa judaica está no
Independentemente de um dia certo da semana e, em Roma, na maior parte das igrejas, o mistério era comemorado no domingo seguinte ao 14 de Nisan. Essa controvérsia quanto à data correta de comemoração do Mistério Pascal dificultava a unificação da Igreja.

A fim de diminuir as disputas sobre essa data, em 325, o Concílio Ecumênico de Nicéia prescreveu que a Páscoa deveria ser celebrada no domingo depois da primeira lua cheia da primavera daquele hemisfério, evitando assim, que ela fosse comemorada no mesmo dia da Páscoa judaica. Mais tarde, surgiu a necessidade de estabelecer uma data para essa comemoração, em função do estreitamento dos povos das mais diversas regiões.

Por causa disso, o Concílio Vaticano II estabeleceu um código que tinha como objetivo dar à festa da Páscoa um Domingo determinado e estabelecer um calendário fixo. Na liturgia romana, o tríduo mais importante é o pascal, formado pela Quinta Feira, Sexta Feira e Sábado que antecedem a celebração da Páscoa da Ressurreição, e por isso são seguidos do adjetivo "Santo". Sexta-feira da Paixão passou a ser o dia dedicado ao sacrifício e morte de Jesus, Sábado de Aleluia o dia consagrado ao luto, e Domingo de Páscoa a festa da ressurreição.

EQUINÓCIO DO OUTUNO - MABON

O equinócio de outono marca a conclusão da colheita e ação de graças pela abundância, com enfâse no retorno futuro dessa abundância. Este equinóicio era o período dos Mistérios de Elêusis, os maiores mistérios da antiga Grécia; e embora todos os detalhes não sejam conhecidos, os rituais se baseavam no simbolismo da colheita de cereais. O climax era mostrar ao iniciado uma única espiga de cereal dizendo:

"No silêncio é a semente da Sabedoria conquistada."

Tem-se então os seguintes temas inter-relacionados: a conclusão da colheita, uma saudação ao poder minguante do Sol e um reconhecimento de que o Sol e colheita, e os homens e mulheres também, compartilham do ritmo universal de renascimento e reencarnação.

Nenhum comentário: