OLA

Bem vindo a este Blog. Se procura por assuntos magick e conceitos atualizados, aproveite.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Criação da OTOA

As técnicas e práticas que se descritas no Voudon Gnostic Workbook são o produto de um sincretismo realizado a partir de diversos elementos esotéricos do final do século passado que tiveram suas origens na Europa e Haiti.

Nos círculos ocultistas franceses daquela época, aparece a figura do Doutor Gerald Encause (Papus) que reuniu uma série de tradições esotéricas e ocultas de épocas anteriores: Martinismo, Rosacrucianismo, Gnosticismo e outras tendências iluministas que Encausse recebeu de distintos iniciados europeus. Dentro do círculo de Papus se encontrava um ocultista Haitiano, Lucien-François Jean-Maine, que havia sido consagrado Bispo Gnóstico no ano de 1899 por Tau Synesio. Lucien-François nasceu em 1869 em Leogane, Haiti e recebeu primeiro na França e depois na Espanha, importantes sucessões iniciativas e gnósticas, sendo que anteriormente no Haiti havia recebido as iniciações dos quatro graus do Vudu no templo de seu próprio pai em Leogane. Este rito esotérico do Vudu já funcionava no Haiti desde os anos da independência da França, tendo sido criado por Toussaiít-Louverture e derivava de tradições iluministas e cabalísticas francesas mescladas com as correntes esotéricas africanas trazidas pelos escravos negros ao Haiti.

Papus autorizou a Lucien-François Jean-Maine a formar sua própria ordem esotérica no Haiti e nas Antilhas de língua francesa. Contudo, Jean-Maine não pôde viajar ao Haiti até o ano de 1921. Neste ano ele criou a Ordo Templi Orientis Antiqua (O.T.O.A.) como um ramo Haitiano da O.T.O. já existente na Europa, em cuja liderança nesta época estava o famoso mago e ocultista Aleister Crowley.

Nenhum comentário: