No diagrama do Liber Null, aonde Peter Carrol traça as influências e herança mágicas da IOT, vemos uma linhagem descendendo diretamente dos Gnósticos, passando pelos Cavaleiros Templários, rosacrucianismo a'te Zos Kia Cultus de Austin Osman Spare.
No Psychonaut, Carrol dedica um capítulo ao Gnósticismo, tecendo várias teses, inclusive da herança da kabala, nomes bárbaros e cosmogenia.Este fato me tornou curioso no assunto, sendo que Psyconauth é uma publicação de Classe 3 e 2 da IOT compreendendo um Manual da Teoria e Prática da Magia que em conjunto com Liber Null compe um manual individual de Sorcery ( feitiçairia).
"Os gnosticos foram verdadeiros anarquistas do espírito.
Viram todas religiões restantes são encorajamento de escravidão aos seus sacerdócios e aos poderes temporais com suas estruturas legais e morais. De encontro a estas coisas variaram seus gracejos cosmológicos, sua anti-moralidade, e sua mágica.
Magia Gnóstica inclui o use de espiritos familiares, necromancia, e uso de poções eróticas e indução de sonhos lúcidos, mas seus pratices principais eram orgiasticas, telesmatica e mágicos. Seus ritos orgiasticos incluíram o consumo (como o sacramento) do elixir do macho e da fêmes misturado e do sangue menstrual após o coitus."
Peter J. Carrol
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário