Um dos principais livros dos Gnósticos, teve em 1851 a primeira edição da cóptica o PISTIS SOPHIA , publicado em Berlim. Este livro contem diversas e intrincadas discusões sobre o Jesus Ressucitado e seus discípulos acerca da queda e redenção da mãe divina, PITHIS SOPHIA e revelações de Jesus. Em 1905, Carl Schmidt publicou um a versão de PITHIS SOPHIA, sendo considerado a edição mais adequada e até o presente momento a mais válida.
Personagens como Krumm- Heller, Helena Blavastky, Reuss e outras ordens com referências gnósticas tem este libro como referencia.
De um modo simplificado, "Pistis Sophia" relata a queda e redenção de um personagem feminino chamado Barbelos. Barbelos representa o aspecto feminino do Pai, uma espécie de de Deusa -Mãe Gnóstica, que é como sua filha, Pistis Sophia, e que é, ao mesmo tempo, andrógina, pelo que supõe-se, é uma expressão de plenitude para quase todos os gnósticos. A Barbelos se identifica com Maria, com portadora da Verdade , com a Matéria. Devido a sua lúxuria descontrolada gera sua própria queda e desintegração do cosmos , e somente pode regressar ao Pleroma mediante a ajuda masculina de Jesus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Onde eu encontro a biblia dos gnosticos?
Há algum lugar que vende ou faz doação dessa biblia?
Postar um comentário