Um dos livros mais cobiçados por um bom período, o VGW - Voudon Gnostic Workbook de Michel Bertiaux teve seu auge. Edição esgotada, haviam livros usados para serem adquiridos.
Consegui uma cópia xerox com um amigo, e avidamente comecei a ler e tentar entender o Hoodo Gnostico.
As dez primeiras lições são um questão à parte. Praticamente poderiamos classificar como um Grimório, aonde tomamos contato inicial com o mundo dos espiritos. Embora VGW descreve como um `pacto`, devemos entender que é um compromisso, assim como noutras ordens, é feito juramento.
Nos próximos capítulos, provavelmente, muitos irão se desliduir, pois encontramos algumas coisa bizarras e metafisicas dificeis de se avaliar.
Isto ocorre porque entendo que o livro é um caderno de exercícios. Precisamos ter algumas chaves para acessar e usar as informações do livro.
Todo o sistema de Jean- Maine e Bertiaux esta baseado num sistematização dos conhecimento gnósticos, através de leis espirituais. Vemos um aparente contraste com os textos gnósticos de Nag Hammadi. Esta coletanes de textos nos leva a pesnar num apanhado de idéias que pdoeriam levar pensar que nunca existiu um Sistema Gnóstico.
sábado, 26 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário